Utilizar e acompanhar um Relatório de Frete Grátis traz diversos benefícios, especialmente para empresas que trabalham com logística e e-commerce. Os principais são:
Controle de Custos:
→ Permite identificar quanto a empresa está gastando com frete subsidiado.
→ Ajuda a avaliar se a política de frete grátis está impactando negativamente as margens de lucro.
Otimização de Estratégias:
→ Permite ajustar regras para oferecer frete grátis apenas para clientes ou regiões estratégicas.
→ Possibilita a criação de campanhas sazonais mais inteligentes.
Evita Prejuízos:
→ Permite ajustes nas regras para garantir que a empresa não esteja perdendo dinheiro.
Se a empresa não acompanha um relatório de frete grátis, pode estar subsidiando entregas sem necessidade ou perdendo oportunidades de aumentar o ticket médio com ajustes estratégicos.
E através da ferramenta Magazord, é possível monitorar e analisar o desempenho de suas estratégias e campanhas, permitindo ajustes estratégicos para otimização dos resultados.
Para acessá-lo, você deve seguir as seguintes orientações:
- Faderim > Relatórios
- Acesse o Relatório de Análise de Frete Grátis e selecione a opção Emitir
Este relatório oferece diversos filtros para uma análise mais detalhada, incluindo:
☑️Período
☑️Forma de recebimento
☑️Transportadora específica
☑️Loja
Após selecionar os filtros desejados, clique em Imprimir. Uma nova janela será aberta no navegador, exibindo as informações detalhadas do relatório para visualização e impressão.
Importante:
→ Valor dos Pedidos com Frete Grátis:
Representa o total dos pedidos que receberam frete grátis, somado por estado.
→ Valor do Frete Grátis a Pagar:
Corresponde ao custo total do frete dos pedidos que tiveram frete grátis, consolidado por estado.
→ Valor do Frete a Pagar:
Refere-se ao custo total do frete dos pedidos que não receberam frete grátis, somado por estado.
→ Valor do Frete Cobrado do Cliente:
Indica o total dos valores de frete cobrados dos consumidores, somado por estado. Esse valor pode ser superior ao "Frete a Pagar", devido a regras de acréscimo de preço, ou inferior, em função de campanhas promocionais, como frete fixo ou descontos aplicados.
Para avaliar a eficácia das campanhas e verificar se estão sendo estratégicas, recomenda-se calcular:
(Valor do Frete Grátis a Pagar + Valor do Frete a Pagar) - Valor Recebido
Esse cálculo permite identificar se os custos com frete estão alinhados com as receitas, auxiliando na otimização das estratégias adotadas.
Utilizando como exemplo a imagem acima, o cálculo seria o seguinte:
Valor do Frete Grátis a Pagar: R$5.111,21
Valor do Frete a Pagar: R$2.915,78
= Total do custo de frete: R$8.026,99
Esse é o valor total que a loja precisaria pagar às transportadoras, conforme as cotações.
No entanto, o valor recebido dos clientes foi de R$3.076,35, o que significa que a loja precisará cobrir a diferença:
R$8.026,99 - R$3.076,35 = R$4.950,64 (valor a ser retirado do financeiro para pagamento do frete).
Importante: Essa diferença não indica necessariamente um prejuízo, pois muitos lojistas incorporam um percentual do frete na precificação dos produtos, compensando parte desse custo.
Recomendamos a análise periódica desse relatório para tomar decisões mais assertivas, melhorar a gestão de fretes e otimizar a experiência do cliente, mantendo a competitividade do negócio.
Caso permaneça alguma dúvida, nosso time de Transportes, está a postos e preparado para atendê-lo através de nossos canais oficiais de comunicação.
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