Os aplicativos, diferentes dos sites, tem a capacidade de fazer um marketing gratuito e que atinge diretamente os usuários, que ao invés de investir em email marketing você pode simplesmente enviar mensagens diretamente para os usuários, além de poder escolher para quem mandar, como usuários com carrinho abandonado e etc.
Mas para ter um bom desempenho, é necessário saber atrair a atenção dos usuários com poucas palavras e ter a ciência de que mesmo que os usuários não comprem imediatamente, as notificações podem fazer os usuários comprarem em algum outro momento. Portanto, se utilizadas de um bom jeito, podem alavancar ainda mais as vendas no seu app.
Por fim, preparamos algumas dicas e templates para você utilizar em suas notificações e acima de tudo, maximizar o seu desempenho:
Dicas para as suas notificações
1 - Organize seus envios
O primeiro passo é criar um cronograma e pushes onde você poderá organizar seus envios na semana com assuntos variados, promoções e cupons. Não é indicado utilizar pushes para divulgar informações generalizadas, utilize a ferramenta para divulgar promoções e vantagens que estimule o usuário a utilizar o app.
2 - Simplifique, cuidado com excessos
Utilize textos curtos o mais claros e objetivos possível. Mostre do que se trata o assunto em poucas palavras. O recomendado é o uso de 120 caracteres para que não haja quebra da mensagem.
Como importante e gratuita ferramenta de comunicação, criar pushes é uma atividade que requer muita atenção, pois, uma vez que a notificação for enviada não poderá ser cancelada. Por isso, é preciso criar textos bem estruturados seguindo algumas premissas básicas:
1 - Título da notificação (entre 10 e 40 caracteres)
2 - Texto da notificação (entre 30 e 48 caracteres)
3 - Público da notificação (Android/iOS ou ambos)
4 - Data de envio da notificação
5 - Ação da notificação (abrir produto/abrir tag/abrir subcategoria/abrir promoção/abrir app)
6 – Analisar segmentação
3 - Aposte nos emojis
Emojis caem muito bem e aumentem em 85% a taxa de abertura das notificações. Ao se apropriar da linguagem que seu usuário já utiliza no dia-dia é criada uma aproximação da marca e a curiosidade dele é instigada.
4 - Frequência de envios
Não existe uma regra específica, mas se deve ficar atento a esse quesito, sendo que não se pode enviar notificações excessivamente mas deve haver o cuidado de mandá-las nos momentos corretos. Por isso caímos no quesito relevância, devem ser enviadas quando forem altamente relevantes ou com muito valor, quanto mais informações você tiver sobre seu usuário maior a chance de enviar uma mensagem personalizada e obter sucesso.
5 - Teste horários
De acordo com a pesquisa da PushCrew, as empresas preferem enviar suas notificações entre 14h e 19h, em dias úteis. No Brasil, o melhor horário indicado pelo relatório é às 20h das sextas-feiras, mas esse dado varia de indústria para indústria.
6 - Faça testes A/B
Não é possível ter sempre total certeza a respeito das decisões estratégicas da sua campanha de marketing, inclusive no caso de notificações push. A melhor maneira de garantir acertos consiste em realizar testes A/B.
Um teste A/B consiste em fazer dois envios idênticos exceto por um único detalhe, que se refere às escolhas de abordagem que você tem. Em seguida, basta comparar os resultados obtidos para ter certeza sobre qual é o melhor caminho.
7 - Entenda o perfil do seu público-alvo
Toda estratégia de marketing pode ser muito beneficiada de um bom entendimento a respeito do perfil do público-alvo. Afinal, é a melhor forma de aprender qual deve ser a abordagem usada no conteúdo promocional que você está desenvolvendo. Na verdade, essa é a base de todas as estratégias que serão lançadas.
Isso também vale para as notificações push. Se você quer gerar identificação na audiência e contar com o engajamento dela, precisa entender as motivações e necessidades dessas pessoas. É algo que vai além de considerar apenas a faixa etária e o gênero.
8 - Aposte em notificações com limite de tempo
Notificações com limite de tempo também criam o senso de urgência no usuário. Com base nos dados coletados sobre suas personas, você pode criar notificações sobre promoções por tempo limitado, vendas instantâneas, etc.
Nestes casos, deixe muito claro para o seu cliente qual a data de expiração da oferta divulgada.
O que fazer e não fazer
O que não fazer?
Transformar push notifications em spams (tenha cuidado com o excesso);
Enviar mensagens apenas como isca de cliques (seja transparente);
Enviar notificações sem CTA;
Enviar mensagens longas e complexas;
Enviar mensagens generalistas, sem personalização;
Ignorar a importância dos testes A/B.
O que fazer?
Deixar claro para o usuário o que ele irá receber via push notifications;
Definir o horário das notificações com base nos insights sobre o comportamento dos usuários;
Ser criativo, autêntico e conciso nas mensagens;
Encarar push notifications como um canal para se comunicar melhor com seu público;
Criar um tom de voz;
Personalizar;
Testar;
Mensurar.
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