Chargeback/Pedido em Disputa - Asaas

Criada por Bruna Ramos | Magazord, Modificado em Ter, 25 Fev na (o) 3:26 PM por Bruna Ramos | Magazord

O chargeback é o nome atribuído à contestação de uma compra, que ocorre quando o portador do cartão de crédito informa ao seu banco que não reconhece uma transação feita em seu cartão, informa não ter participado ou autorizado a compra, ou ainda, devido a um desacordo comercial ou erro de processamento.

Caso você receba algum chargeback, mas não concorda com essa solicitação, você pode se defender, ou seja, pode enviar documentos que comprovem que a transação é legítima, esse processo é chamado de contestação de chargeback.

 

Como funciona a contestação de chargeback?
Após receber um chargeback, você tem um prazo que varia de sete a dez dias corridos para contestar a solicitação. Para fundamentar a contestação, é necessário enviar documentos que comprovem que a transação é legítima.

Os documentos variam conforme o motivo do chargeback, mas basicamente deve ser enviada uma carta explicativa informando os motivos pelo qual você não concorda com o chargeback.

Além da carta, é sempre importante anexar nota fiscal, contrato, prints de mensagens, e-mails trocados, ou seja, toda comprovação de que a venda foi realmente realizada. O pacote de documentos deve ter no máximo 10 páginas, com limite de 2 MB e deve estar em formato PDF.

 

Para envio da documentação de contestação:

1. Acesse o seu portal Asaas  https://www.asaas.com/

→ Menu Lateral 

2. Cobranças



3. Chargeback



4. Após clicar em chargeback e houver algum listado, terá um botão:

 CONTESTAR CHARGEBACK  onde após clicar, poderá enviar a documentação para contestação.  


Importante: toda a documentação deve ser enviada até às 17h da data final para envio da contestação.


Após o envio da contestação, os documentos são encaminhados para o Banco Emissor analisar o caso. O banco tem entre 120 e 150 dias para analisar a documentação enviada. Se o banco aceitar a documentação, ou seja, entender que o produto/serviço foi realmente entregue ao seu cliente, o valor da cobrança retorna ao seu saldo no Asaas. No caso do banco rejeitar a contestação, a cobrança será estornada e o saldo debitado da sua conta Asaas.

Para acompanhar o andamento do processo, basta acessar:

1. Seu portal do Assas

→ Menu Lateral 

2. Cobranças

3. Chargeback 

4. Situação do Chargeback. 

* Também serão enviadas pelo Asaas notificações para o seu e-mail e por meio dos alertas da plataforma Asaas. 


 

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