O cadastro de produtos em e-commerce desempenha um papel vital na logística e transporte. Descrições detalhadas e precisas garantem cálculos corretos de frete, evitando cobranças adicionais ou problemas de envio. Além disso, um cadastro completo contribui para uma gestão eficiente de estoque e processamento de pedidos, essenciais para uma operação logística suave e satisfação do cliente.
Boas práticas para cadastrar um produto
Listamos abaixo algumas boas práticas para o cadastro de produtos, a fim de evitar problemas relacionados ao transporte.
Ao cadastrar um produto, certifique-se de preencher todas as dimensões (altura, largura, comprimento) e o peso. A falta de qualquer uma dessas informações pode causar complicações, como divergência no cálculo do frete ou até mesmo a impossibilidade de calcular o frete na plataforma e no site do vendedor.
Atenção: O preenchimento das Medidas do Produto são obrigatórias para realizar a cotação frete.
Quando for informada uma volumetria superior a 1, as dimensões de cada volume devem ser especificadas individualmente. Nesse caso, serão habilitados os campos de peso, altura, largura e comprimento no detalhamento de volumes, e é ali que devem ser preenchidos. Os campos gerais acima não devem e/ou precisam ser preenchidos.
Quando o produto for um KIT, é importante preencher as dimensões no cadastro do KIT. Embora as dimensões dos produtos vinculados na aba de Derivação já estejam informadas, faz sentido informar as dimensões do KIT também. Já que, normalmente o objetivo do KIT é agrupar as mercadorias para reduzir as dimensões e tornar o frete mais competitivo.
Quando o produto possui derivações, ou seja, é o mesmo produto com características diferentes (especificamente peso e dimensões), o preenchimento deve ser feito na aba de Derivação. Se você preencher na aba Geral, o sistema entenderá que essas dimensões se aplicam a todas as derivações, o que não é correto.
No entanto, se o produto é o mesmo, apenas com variações de cor, nesse caso, você pode preencher na aba Geral, pois não há alteração de peso ou dimensões.
Empilhamento de mercadoria
Sem a volumetria informada no cadastro do produto, nosso sistema entende que a mercadoria será empilhada, ou seja, uma mercadoria será colocada em cima da outra. Atualmente, nosso sistema não possui uma funcionalidade para gerar caixas ou embalagens, portanto, não tem a inteligência para dispor a mercadoria uma ao lado da outra, apenas empilhando-a.
Devido a isso, é comum que clientes relatem que não aparece nenhuma opção de frete para suas compras, especialmente quando muitos produtos são colocados no carrinho e a soma das dimensões excede o limite das transportadoras.
Para contornar essa situação, geralmente instruímos os clientes a deixarem a altura como a menor dimensão informada ou a informarem o volume no cadastro do produto. Isso faz com que as dimensões sejam consideradas unitariamente, ou seja, o sistema entende que cada quantidade do SKU será colocada em uma caixa separada (essa configuração não impacta no valor do frete), assim dificilmente excedendo as dimensões das transportadoras.
No entanto, é importante destacar que essa configuração pode causar problemas, pois algumas transportadoras, como Correios e Kangu, aceitam apenas um volume único.
Atenção: O empilhamento não é necessariamente por altura, depende do que estiver configurado na plataforma do cliente, é possível verificar essa questão acessando: Logística → Configurações → Geral → Dimensão Utilizada para Cálculo
Importante: Se optarem por informar o volume no cadastro do produto, é importante orientar o cliente a ajustar a quantidade de volumes ao faturar, de acordo com o que realmente será enviado. Caso contrário, serão geradas diversas etiquetas desnecessárias.
Prioridade das dimensões
Vamos imaginar que as dimensões estão informadas em todas as abas de um cadastro de produto, o que será considerado?
Será na seguinte ordem:
1. Dimensões da aba de Derivação
2. Dimensões detalhadas por Volume
3. Dimensões da aba Geral
4. Dimensões dos itens vinculados
* Esse exemplo é referente a um produto KIT, mas para os demais tipos de cadastro de produto, o funcionamento é o mesmo.
SKU x Dimensão
A funcionalidade de SKU x Dimensão, serve para o cadastro de produtos, quando estes costumam ser comprados em quantidade, sendo o mesmo produto (SKU), e no envio deste pedido, eles sofrem pouca ou nenhuma variação de tamanho na embalagem, assim otimizando o valor de frete.
Segue documentação sobre como essa rotina funciona: Documentação - SKU x Dimensão
Atenção: Para utilizar essa rotina, o campo de volumes no cadastro do produto deve estar zerado ou vazio. Caso contrário, mesmo que o produto esteja configurado na rotina, ela não será aplicada.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo