Como gerar uma Logística Reversa?

Criada por Julia Salvador | Transportes, Modificado em Qui, 5 Set na (o) 11:11 AM por Julia Salvador | Transportes



A logística reversa é o processo que permite ao consumidor devolver um produto ao e-commerce, seja por defeito, troca ou arrependimento. O lojista poderá utilizar a logística reversa na plataforma, gerando um código de autorização que é enviado ao consumidor. Com esse código, o consumidor pode despachar o produto na agência dos Correios sem custos adicionai



 Importante: 

A logística reversa somente será gerada pelo sistema Magazord se o componente de reversa estiver habilitado nos Correios. Portanto, é essencial verificar se esse componente está ativo. Para isso, acesse o seguinte link: https://cas.correios.com.br/login


Se o seu componente não estiver habilitado, você pode solicitar a ativação entrando em contato com o representante comercial da agência de Correios responsável pelo seu contrato ou pelos seguintes meios:


Para SC e outros estados: envie um e-mail para gedem-sc@correios.com.br

Para PR: envie um e-mail para alexandregustavo@correios.com.br

Para RS: envie um e-mail para vanessamotta@correios.com.br


Assunto do e-mail: Solicitação de Liberação da Logística Reversa

Corpo do e-mail: Gostaria de solicitar a liberação do componente de Logística Reversa na minha conta Correios Web Service para funcionamento via API. Dados do contrato: XXXX, cartão Correios Fácil XXXX, CNPJ XXXXX.




Para gerar uma reversa, é necessário acessar o painel de Logística Reversa em Logística > Logística Reversa > Correios



Clicar no botão de Incluir para inserir um novo registro



Ao clicar em incluir, será aberto o formulário de inclusão de logística reversa. Inicialmente, você precisará informar o pedido

Você pode utilizar o botão com a lupa para pesquisar e selecionar o pedido a ser devolvido




Ao selecionar o pedido, vai preencher automaticamente alguns campos, sendo eles: pedido, loja, marketplace, e-mail e valor declarado




Os campos que ainda precisam ser preenchidos incluem o campo de Serviço, onde será necessário definir se o serviço é PAC ou SEDEX




O campo de Caixa, onde por padrão vinculamos a opção de Sem caixa
No entanto as demais opções são para adquirir uma embalagem na agência de Correios, caso necessário




Por fim, o campo de Valor Declarado, que pode ser ajustado conforme necessário. É necessário informar o valor correspondente à mercadoria que está sendo retornada. Se o consumidor estiver devolvendo apenas um item do pedido, insira apenas o valor referente a esse item específico




Ao gravar o registro, será gerado um código de autorização para a postagem da mercadoria na agência dos Correios

O consumidor deverá levar a mercadoria à agência dos Correios e apresentar esse código de autorização para concluir o processo de postagem.



Caso permaneça alguma dúvida, nosso time de Transportes, está a postos e preparado para atendê-lo através de nossos canais oficiais de comunicação.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo