Firebase | Como Criar Notificações Push

Criada por Eduarda Viana | Suporte, Modificado em Fri, 21 Jul 2023 na (o) 09:17 AM por Eduarda Viana | Suporte


► Caso necessite, clique nos gifs/imagens para expandi-los! ◄ 


As Notificações Push, são um dos meios de manter seus usuários engajados no seu App. Agora iremos configurar seu primeiro push!


Para você criar suas notificações, siga estes passos:


1. Acesse a aba engajamento;

2. Clique em “Messaging”;



3. Após isso, clique em “Nova Campanha” mas se caso ainda não tenha criado alguma notificação, clique em “Crie sua primeira campanha”;

4. Selecione a opção “Notificações”;



 1ª Etapa: Notificações:


Vamos utilizar o seguinte exemplo:


Título da notificação: (Limite de até 50 caracteres). ⚡Promoção Relâmpago


Texto da notificação: (Limite de até 150 caracteres). Use o cupom: APP10 e ganhe 10% de desconto somente no APP. 


Imagem de notificação (opcional): Para adicionar uma imagem à sua notificação, é necessário utilizar uma URL de imagem com proporções de 600px por 313px. Caso tenha alguma dúvida sobre o processo de configuração da imagem, consulte este tutorial: Como colocar uma imagem na Notificação Push;


Nome da notificação (opcional): É uma identificação para uso interno. Esse nome de notificação não aparece para o usuário, servindo apenas para você atribuir um nome específico às notificações, se desejar;


Visualização do dispositivo: Por meio dessa visualização, é possível ter uma ideia geral de como sua mensagem será exibida em um dispositivo móvel. Haverá variação na renderização real da mensagem dependendo do dispositivo. 


Enviar mensagem de teste: Essa função serve para que você possa enviar uma notificação para usuários específicos. Caso tenha interesse, veja este este tutorial sobre como utilizar esta função.



2ª Etapa - Segmentação


Agora vamos configurar a segmentação, que determina para quais dispositivos você deseja enviar suas notificações push.


Por exemplo, você pode optar por enviar notificações apenas para dispositivos Android. Se também quiser alcançar dispositivos iOS, selecione a opção "Segmentar outro App" para incluir essa opção adicional.


Recomendamos sempre enviar para ambos os dispositivos. Além de poder selecionar os dispositivos, você também pode filtrar grupos de usuários para direcionar essas notificações. Por exemplo, você pode segmentar usuários compradores, usuários que fizeram login pela primeira vez, ou usuários que não interagiram com o aplicativo nos últimos x dias, entre outros.




3º Etapa - Programação:


Em Programação, você poderá configurar o momento em que sua notificação será enviada, podendo optar por duas formas diferentes:

Notificação única: Você pode escolher enviar a notificação imediatamente ou programar um horário específico para o envio.


Notificações recorrentes: Essa opção permite configurar uma programação automática diária e personalizada, na qual você pode definir os dias da semana, a frequência limite e o período de início e término.


4º Etapa - Eventos de Conversão 


Nesta etapa, vamos configurar os eventos de conversão, o que permitirá rastrear quantas vendas foram geradas a partir das notificações push enviadas. É importante incluir o evento de conversão "purchase" para obter informações sobre as vendas, caso contrário, você verá apenas a taxa de abertura das notificações.



5º Etapa - Outras Opções (opcional):


Na última etapa, você terá a oportunidade de fazer ajustes finais na sua configuração de notificação push. Todas essas opções são opcionais.


Dados personalizados: Neste campo, é recomendado incluir a chave "toPage", que permite redirecionar o usuário para uma página específica do aplicativo (apenas se o aplicativo do cliente estiver em segundo plano ou aberto). Você pode inserir o valor correspondente a essa página no campo.


Caso não seja configurada essa opção, a notificação levará o usuário para a tela principal do aplicativo por padrão.


Som: Recomendamos deixar essa opção ativada.


Selo da Apple: Essa opção exibe um contador no ícone do aplicativo, mostrando o número especificado. Observação: isso é visível apenas em dispositivos iOS. O número só será removido quando uma nova notificação for enviada e esse campo for configurado novamente com o contador definido como 0.


Vencimento: Recomendamos definir o prazo de 3 dias, que determina por quanto tempo a mensagem será mantida para reenvio. O prazo máximo de validade é de quatro semanas a partir da primeira tentativa de envio.



Para enviar a notificação, clique em “Revisar” e depois em “Publicar”.



_____


Ainda ficou com alguma dúvida? Assista o passo a passo em vídeo desse tutorial :)

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo