Transporte x Marketplace

Criada por Julia Salvador | Transportes, Modificado em Qui, 29 Ago na (o) 5:21 PM por Julia Salvador | Transportes


O que é Marketplace?

Um Marketplace é um mercado online onde diferentes lojas (vendedores) colocam seus produtos à venda. Os consumidores podem navegar por uma variedade de opções e comprar de várias lojas em um só lugar, tornando a experiência de compra mais conveniente e acessível. 




O que é Callback de Frete?

O Marketplace consulta a Magazord e a Magazord faz a cotação de frete com as transportadoras, para posteriormente, devolver os preços e prazos de cada opção de transporte para o Marketplace. 




Quais Marketplaces utilizam callback nas cotações de frete?

  • B2W
  • Carrefour
  • Camicado/Renner
  • Cassol
  • C&A
  • Colombo
  • Compre sua Peça
  • Dafiti
  • Droga Raia/Conecta Lá
  • Kabum
  • Leroy Merlin
  • Madeira Madeira
  • Magazine Luiza
  • Mobly
  • Netshoes
  • Via Varejo
  • Riachuelo
  • Ri Happy
  • Rovitex
  • WebContinental
  • Zoom
  • MModa
  • Via Evangélica




Tabelas de Contingência

A tabela de contingência é uma exigência dos Marketplaces.

Nós da Magazord, não temos acesso as tabelas de contingência dos Marketplace e não fazemos o preenchimento das mesmas, pois são referentes aos valores de frete que serão cobrados do cliente.


O próprio lojista precisa solicitar ao Marketplace, visto que, o formato das tabelas de contingência podem ser alteradas com frequência pelo Marketplace, portanto, não temos responsabilidade de ter essas tabelas atualizadas.

Importante: O valor que foi cobrado pelo lojista não pode ser ajustado depois do pedido já pago, ou seja, se o valor do frete for menor que o cobrado, o lojista sairá no lucro, caso contrário, será necessário arcar com os custos.

O uso da tabela de contingência se faz apenas quando o transporte próprio do Marketplace não consegue levar o pedido, devido as dimensões/peso ou por ser inflamável.


Atualmente possuímos uma tabela que contem os CEP's por região, apenas para auxiliar o cliente com essas informações, na qual ele deve apenas copiar as informações de CEP e preencher a tabela do Marketplace.


  •  Em Anexo: Tabela de contingência


Além disso, temos um vídeo de exemplo que pode ser encaminhado ao cliente, para auxiliá-lo a preencher a tabela.

  • A tabela do vídeo é a da B2W, mas o processo é bem similar para as demais tabelas.

Link: Planilha de Contingência B2W




Mercado Livre

O Mercado Livre sempre trabalha com o serviço dele. Então, você sempre estará utilizando o contrato do Mercado Livre com os Correios, ele não permite que você utilize suas transportadoras.


O Mercado Livre tem dois tipos de transportes e sempre será ele quem vai decidir qual você vai utilizar. No primeiro pedido, você consegue verificar dentro do portal qual transporte o Mercado Livre colocou pra você utilizar.


Mercado Envios Coletas -  Necessário levar o produto no ponto de coleta mais próximo (verificar os pontos de coletas no próprio seller).

Mercado Envio Correios  - Necessário levar o produto até a agência dos Correios mais próxima.


Caso o produto não seja levado pelos Correios, o Mercado Livre sempre leva em consideração a categoria que seu produto está inserido, ativa-se o frete a combinar, nesse caso, o cliente entra em contato pelo chat, você cota o frete e passa o valor com um boleto do Mercado Pago ou uma chave pix aleatória. Tudo tem que ficar registrado no Marketplace.


Existe a possibilidade de incluir uma tabela de frete manualmente no sistema Magazord, permitindo que o cliente selecione uma opção de frete e pague junto com o valor do produto.

Documentação: Como incluir tabela de frete para o Mercado Livre




Amazon

A Amazon oferece dois tipos de serviços de transporte para os vendedores. O primeiro é chamado de DBA (Delivery by Amazon), que é um serviço de frete no qual a Amazon utiliza suas próprias transportadoras para coletar os pedidos diretamente na loja do vendedor. No entanto, a ativação desse serviço depende da proximidade do endereço do vendedor à rota das transportadoras da Amazon. Portanto, é crucial verificar a disponibilidade deste serviço antes de utilizá-lo.


O segundo tipo de serviço é através do preenchimento de uma tabela de fretes no portal da Amazon. Nessa tabela, as regiões do Brasil são divididas entre capital e interior. Os vendedores precisam inserir os valores médios de frete para cada região. Quando um cliente simula um frete no site, a Amazon utiliza esses valores médios como referência para o cálculo do frete. Assim, quando o pedido é processado no Magazord, ele é vinculado à transportadora mais econômica que atende ao CEP do cliente.



Magazine Luiza

A Magalu trabalha com duas formas de transporte. Pode ser utilizado o Callback de Frete, onde passa a puxar todas as transportadoras do site ou o serviço do Magalu Entregas, que é o contrato da Magazine Luiza com os Correios.



B2W

A B2W opera exclusivamente com seu serviço de transporte interno, conhecido como B2W Entregas, que é uma parceria estabelecida com os Correios. No caso de produtos que não possam ser enviados através dos Correios, a B2W aciona uma tabela de contingência para cotar o valor do transporte com uma de suas transportadoras parceiras. Essa prática é aplicada para itens com dimensões superiores a 70x70x70 e peso acima de 30kg. A gestão e preenchimento dessa tabela são realizados internamente na B2W.



Shopee

A Shopee utiliza somente seu serviço de frete, não deixando o cliente utilizar o seu próprio meio de transporte. Nesse caso, o ideal é verificar dentro do portal da Shopee, na parte de configurações de envio, qual transporte a Shopee definiu ao pedido.


Shopee Entregas - Correios 
Shopee Express - Transportadoras




Processos Marketplace


1. Como verificar quais Marketplaces o cliente utiliza?


- Para verificar os Marketplaces que o seller utiliza, basta acessar a tela de Loja x Marketplace


Acesso: Magazord → Marketplace → Configurações → Loja x Marketplace





2. Como verificar se o pedido foi realizado pelo Marketplace?


- Para verificar se a compra foi realizado via Marketplace, basta verificar se no pedido, terá o detalhamento do Marketplace em que o pedido foi originado ou então, pode-se verificar diretamente pelo ícone do pedido.





3. Como verificar se foi utilizado callback para a cotação do pedido?


- Acesse a tela de Callbacks do Marketplace.

Acesso: Magazord → Marketplace → Configurações → Callbacks do Marketplace


- Filtre o Marketplace em específico.

- Adicione o filtro de Dados Recebidos e busque pelo CEP do pedido.

- Os registros dos callbacks serão exibidos, permitindo identificar se foram processados com sucesso ou não (compare a data do pedido com a data dos registros de callback).

- Dentro desses registros, na página de Resultado, você encontrará informações sobre as transportadoras que cotaram para o pedido no Marketplace.






4. Como verificar os anúncios do Marketplace?


- Para verificar os anúncios do Marketplace, basta acessar Magazord → Marketplace → Selecionar o Marketplace desejado. Com isso, vai ter algumas informações sobre o produto disponibilizado para o Marketplace.

- Quando tiver o ícone verde ao lado do Código Marketplace, ao clicar sobre esse ícone, vai direcionar para a URL do produto dentro do Marketplace.





5. Como configurar a regra para se aplicar ao Marketplace?


- No campo de Aplica em, informar a opção de Site e Marketplace ou Apenas Marketplace.

- Selecionando uma dessas opções, constará um novo campo chamado Marketplace no formulário, onde neste, é possível filtrar o Marketplace desejado. Caso não informe um Marketplace em específico, vai se aplicar a todos.





6. Onde realizar a impressão das etiquetas de cada Marketplace?


- Existem 3 diferentes formas de imprimir as etiquetas, sendo elas:


Padrão Magazord:


Marketplaces que utilizam o Padrão Magazord:

  • Netshoes (Transportadoras Magazord)
  • B2W Entregas
  • Mercado Livre (Transportadoras Magazord)
  • Centauro
  • Carrefour
  • Leroy Merlin
  • Renner
  • Mobly
  • Camicado
  • C&A
  • Drogasil
  • Ri Happy
  • Compre Sua Peça
  • Riachuelo
  • Web Continental
  • Balaroti




Padrão Marketplace (WS):


Marketplaces que utilizam o Padrão Marketplace (WS):

  • Shopee Coletas
  • Shopee Entregas
  • Mercado Livre - Mercado Envios
  • Mercado Livre - Mercado Coletas
  • Amazon - Delivery by Amazon
  • Via Varejo - Envvias
  • Magalu Entregas (Somente para o Magazine Luiza)
  • Dafiti Envios
  • Ali Express
  • Shein
  • Netshoes (Magalu Entregas)




Emissão Externa - Portal do Marketplace


Marketplaces que utilizam o Padrão Marketplace (WS):

  • Centauro Envios



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