O que é Marketplace?
Um Marketplace é uma plataforma virtual onde diversos estabelecimentos (vendedores) disponibilizam seus produtos para venda. Os clientes têm a oportunidade de explorar uma ampla gama de opções e adquirir itens de várias lojas em um único local, proporcionando uma experiência de compra mais prática e acessível.
O que é Callback de Frete?
O callback de frete ocorre quando o marketplace solicita uma cotação de frete à Magazord, que por sua vez calcula os preços e prazos de entrega para cada opção de transporte. Em seguida, a Magazord devolve os preços e prazos de cada opção de transporte para o Marketplace.
Listamos abaixo, os Marketplaces que utilizam callback nas cotações de frete:
▼ Utilizam Callback
- B2W
- Carrefour
- Camicado/Renner
- Cassol
- C&A
- Colombo
- Compre sua Peça
- Dafiti
- Droga Raia/Conecta Lá
- Kabum
- Leroy Merlin
- Madeira Madeira
- Magazine Luiza
- Mobly
- Netshoes
- Via Varejo
- Riachuelo
- Ri Happy
- Rovitex
- WebContinental
- Zoom
- MModa
- Via Evangélica
Tabelas de Contingência
A tabela de contingência é uma exigência dos Marketplaces.
Nós da Magazord, não temos acesso as tabelas de contingência dos Marketplace e não fazemos o preenchimento das mesmas, pois são referentes aos valores de frete que serão cobrados do cliente.
O próprio lojista precisa solicitar ao Marketplace, visto que, o formato das tabelas de contingência podem ser alteradas com frequência pelo Marketplace, portanto, não temos responsabilidade de ter essas tabelas atualizadas.
Importante: O valor que foi cobrado pelo lojista não pode ser ajustado depois do pedido já pago, ou seja, se o valor do frete for menor que o cobrado, o lojista sairá no lucro, caso contrário, será necessário arcar com os custos.
O uso da tabela de contingência se faz apenas quando o transporte próprio do Marketplace não consegue levar o pedido, devido as dimensões/peso, por ser inflamável, ou não se enquadre em alguma outra regra de envio do marketplace.
Atualmente possuímos uma tabela que contem os CEP's por região, apenas para auxiliar o cliente com essas informações, na qual ele deve apenas copiar as informações de CEP e preencher a tabela do Marketplace.
Tabela
(Tabela encontra-se anexada no final do artigo)
Além disso, temos um vídeo de exemplo, para auxiliá-lo a preencher a tabela.
A tabela do vídeo é a da B2W, mas o processo é bem similar para as demais tabelas que precisar preencher
Mais informações sobre os marketplaces
Mercado Livre
O Mercado Livre sempre trabalha com o serviço próprio de entrega. Então, neste caso, você sempre estará utilizando o contrato do Mercado Livre com os Correios, ele não permite que você utilize suas transportadoras, enquanto o seu produto se enquadrar no envio do ML.
O Mercado Livre tem dois tipos de transportes e sempre será ele quem vai decidir qual você vai utilizar. No primeiro pedido, você consegue verificar dentro do portal qual transporte o Mercado Livre colocou pra você utilizar.
Mercado Coletas - Necessário levar o produto no ponto de coleta mais próximo (verificar os pontos de coletas no próprio seller).
Mercado Envio Correios - Necessário levar o produto até a agência dos Correios mais próxima.
Caso o seu produto não se enquadre por algum motivo, o seu anúncio no Mercado Livre não disponibilizará a opção de frete e ficará com a informação de "entrega a combinar com o vendedor". Esta é uma configuração automática feita pelo próprio sistema do Mercado Livre.
Nesta modalidade de anúncio, o lojista deverá entrar em contato pelo chat do Mercado Livre com o cliente. O Lojista deverá cotar o frete e passar o valor com um boleto do Mercado Pago ou uma chave pix aleatória. Tudo precisa ficar registrado no Marketplace.
Existe a possibilidade de incluir uma tabela de frete manualmente no sistema Magazord, permitindo que o cliente selecione uma opção de frete e pague junto com o valor do produto.
Amazon
A Amazon oferece dois tipos de serviços de transporte para os vendedores.
O primeiro é chamado de DBA (Delivery by Amazon), que é um serviço de frete no qual a Amazon utiliza suas próprias transportadoras para coletar os pedidos diretamente na loja do vendedor. No entanto, a ativação desse serviço depende da proximidade do endereço do vendedor à rota das transportadoras da Amazon. Portanto, é crucial verificar a disponibilidade deste serviço diretamente com a Amazon antes de utilizá-lo.
O segundo tipo de serviço é através do preenchimento de uma tabela de fretes no portal da Amazon. Nessa tabela, as regiões do Brasil são divididas entre capital e interior. Os vendedores precisam inserir os valores médios de frete para cada região. Quando um cliente simula um frete no marketplace, a Amazon utiliza esses valores médios como referência para o cálculo do frete. Assim, quando o pedido é processado no Magazord, ele é vinculado à transportadora mais econômica que atende ao CEP do cliente.
Magazine Luiza
A Magalu trabalha com duas formas de transporte. Uma das opções é o Callback de Frete. Nesta modalidade, serão utilizadas as transportadoras que o cliente utiliza em seu site. Caso opte por utilizar o callback de frete, entre em contato com os nossos analistas, que estarão fornecendo o link de callback para que o lojista possa realizar a configuração deste dentro do Magalu e o serviço passe a funcionar.
A outra modalidade é o serviço do Magalu Entregas, que é o contrato da Magazine Luiza com os Correios. Para utilizar esta modalidade, os seus anúncios precisam se enquadrar no envio dos correios.
B2W
A B2W opera exclusivamente com seu serviço de transporte interno, conhecido como B2W Entregas, que é uma parceria estabelecida com os Correios.
No caso de produtos que não possam ser enviados através dos Correios, a B2W aciona uma tabela de contingência para cotar o valor do transporte com uma de suas transportadoras parceiras. Essa prática é aplicada para itens com dimensões superiores a 70x70x70 e peso acima de 30kg. A gestão e preenchimento dessa tabela são realizados internamente na B2W.
Caso necessite realizar a alteração dos valores presentes na tabela de contingência, entre em contato diretamente com o suporte da B2W.
Shopee
A Shopee utiliza somente seu serviço de frete próprio, não deixando o cliente utilizar o seu próprio meio de transporte. Nesse caso, é ne verificar dentro do portal da Shopee, na parte de configurações de envio, qual transporte a Shopee definiu ao pedido.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo