Transporte x Marketplace - Funcionamento de callback e das tabelas de contingência

Criada por Eduarda Viana | Suporte, Modificado em Thu, 21 Mar 2024 na (o) 08:40 AM por Eduarda Viana | Suporte

O que é Marketplace?


Um Marketplace é uma plataforma virtual onde diversos estabelecimentos (vendedores) disponibilizam seus produtos para venda. Os clientes têm a oportunidade de explorar uma ampla gama de opções e adquirir itens de várias lojas em um único local, proporcionando uma experiência de compra mais prática e acessível.



O que é Callback de Frete?


O callback de frete ocorre quando o marketplace solicita uma cotação de frete à Magazord, que por sua vez calcula os preços e prazos de entrega para cada opção de transporte. Em seguida, a Magazord devolve os preços e prazos de cada opção de transporte para o Marketplace.



Listamos abaixo, os Marketplaces que utilizam callback nas cotações de frete:


    ▼ Utilizam Callback


  • B2W
  • Carrefour
  • Camicado/Renner
  • Cassol
  • C&A
  • Colombo
  • Compre sua Peça
  • Dafiti
  • Droga Raia/Conecta Lá
  • Kabum
  • Leroy Merlin
  • Madeira Madeira
  • Magazine Luiza
  • Mobly
  • Netshoes
  • Via Varejo
  • Riachuelo
  • Ri Happy
  • Rovitex
  • WebContinental
  • Zoom
  • MModa
  • Via Evangélica



Tabelas de Contingência


A tabela de contingência é uma exigência dos Marketplaces.


Nós da Magazord, não temos acesso as tabelas de contingência dos Marketplace e não fazemos o preenchimento das mesmas, pois são referentes aos valores de frete que serão cobrados do cliente.


O próprio lojista precisa solicitar ao Marketplace, visto que, o formato das tabelas de contingência podem ser alteradas com frequência pelo Marketplace, portanto, não temos responsabilidade de ter essas tabelas atualizadas.


Importante: O valor que foi cobrado pelo lojista não pode ser ajustado depois do pedido já pago, ou seja, se o valor do frete for menor que o cobrado, o lojista sairá no lucro, caso contrário, será necessário arcar com os custos.



O uso da tabela de contingência se faz apenas quando o transporte próprio do Marketplace não consegue levar o pedido, devido as dimensões/peso, por ser inflamável, ou não se enquadre em alguma outra regra de envio do marketplace.


Atualmente possuímos uma tabela que contem os CEP's por região, apenas para auxiliar o cliente com essas informações, na qual ele deve apenas copiar as informações de CEP e preencher a tabela do Marketplace.


  • Tabela
    (Tabela encontra-se anexada no final do artigo)



Além disso, temos um vídeo de exemplo, para auxiliá-lo a preencher a tabela.


A tabela do vídeo é a da B2W, mas o processo é bem similar para as demais tabelas que precisar preencher



Mais informações sobre os marketplaces


Mercado Livre


O Mercado Livre sempre trabalha com o serviço próprio de entrega. Então, neste caso, você sempre estará utilizando o contrato do Mercado Livre com os Correios, ele não permite que você utilize suas transportadoras, enquanto o seu produto se enquadrar no envio do ML.


O Mercado Livre tem dois tipos de transportes e sempre será ele quem vai decidir qual você vai utilizar. No primeiro pedido, você consegue verificar dentro do portal qual transporte o Mercado Livre colocou pra você utilizar.


Mercado Coletas -  Necessário levar o produto no ponto de coleta mais próximo (verificar os pontos de coletas no próprio seller).


    Mercado Envio Correios  - Necessário levar o produto até a agência dos Correios mais próxima.



Caso o seu produto não se enquadre por algum motivo, o seu anúncio no Mercado Livre não disponibilizará a opção de frete e ficará com a informação de "entrega a combinar com o vendedor". Esta é uma configuração automática feita pelo próprio sistema do Mercado Livre.


Nesta modalidade de anúncio, o lojista deverá entrar em contato pelo chat do Mercado Livre  com o cliente. O Lojista deverá cotar o frete e passar o valor com um boleto do Mercado Pago ou uma chave pix aleatória. Tudo precisa ficar registrado no Marketplace.


Existe a possibilidade de incluir uma tabela de frete manualmente no sistema Magazord, permitindo que o cliente selecione uma opção de frete e pague junto com o valor do produto.



Amazon


A Amazon oferece dois tipos de serviços de transporte para os vendedores. 


O primeiro é chamado de DBA (Delivery by Amazon), que é um serviço de frete no qual a Amazon utiliza suas próprias transportadoras para coletar os pedidos diretamente na loja do vendedor. No entanto, a ativação desse serviço depende da proximidade do endereço do vendedor à rota das transportadoras da Amazon. Portanto, é crucial verificar a disponibilidade deste serviço diretamente com a Amazon antes de utilizá-lo.



O segundo tipo de serviço é através do preenchimento de uma tabela de fretes no portal da Amazon. Nessa tabela, as regiões do Brasil são divididas entre capital e interior. Os vendedores precisam inserir os valores médios de frete para cada região. Quando um cliente simula um frete no marketplace, a Amazon utiliza esses valores médios como referência para o cálculo do frete. Assim, quando o pedido é processado no Magazord, ele é vinculado à transportadora mais econômica que atende ao CEP do cliente.


Magazine Luiza


A Magalu trabalha com duas formas de transporte. Uma das opções é o Callback de Frete. Nesta modalidade, serão utilizadas as transportadoras que o cliente utiliza em seu site. Caso opte por utilizar o callback de frete, entre em contato com os nossos analistas, que estarão fornecendo o link de callback para que o lojista possa realizar a configuração deste dentro do Magalu e o serviço passe a funcionar.


A outra modalidade é o serviço do Magalu Entregas, que é o contrato da Magazine Luiza com os Correios. Para utilizar esta modalidade, os seus anúncios precisam se enquadrar no envio dos correios.


B2W


A B2W opera exclusivamente com seu serviço de transporte interno, conhecido como B2W Entregas, que é uma parceria estabelecida com os Correios.


No caso de produtos que não possam ser enviados através dos Correios, a B2W aciona uma tabela de contingência para cotar o valor do transporte com uma de suas transportadoras parceiras. Essa prática é aplicada para itens com dimensões superiores a 70x70x70 e peso acima de 30kg. A gestão e preenchimento dessa tabela são realizados internamente na B2W.


Caso necessite realizar a alteração dos valores presentes na tabela de contingência, entre em contato diretamente com o suporte da B2W.



Shopee


A Shopee utiliza somente seu serviço de frete próprio, não deixando o cliente utilizar o seu próprio meio de transporte. Nesse caso, é ne verificar dentro do portal da Shopee, na parte de configurações de envio, qual transporte a Shopee definiu ao pedido.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo