Práticas Para uma Boa Identidade Visual

Criada por Eduarda Viana | Suporte, Modificado em Seg, 3 Jul, 2023 na (o) 1:44 PM por Eduarda Viana | Suporte


A identidade visual de uma marca é um elemento essencial para o sucesso de qualquer negócio. Ela consiste em um conjunto de elementos visuais, como logotipo, cores, tipografia, imagens e outros elementos gráficos, que juntos representam a personalidade, os valores e a essência da marca.


Uma identidade bem projetada e executada ajuda a criar consistência em todas as interações da marca com o público, sejam elas físicas ou digitais.


Confira neste artigo, dicas exclusivas que separamos para você criar uma marca de valor e se destacar no e-commerce. Aprenda como escolher as cores certas, criar um logotipo memorável e transmitir a personalidade da sua marca de forma irresistível!


Elementos Essenciais:


logotipo deve ser projetado de forma única, memorável e versátil, para que possa ser aplicado em  diferentes contextos, como em embalagens, websites, materiais promocionais, entre outros.



 Cor é Chave:


Ao selecionar as cores, tenha em mente que você pode estar influenciando como seus potenciais clientes se sentem. Elas podem evocar uma ampla gama de emoções, com estudos mostrando consistentemente uma ligação entre certas cores e certas emoções. 


Utilizar uma cor de forma eficaz pode ser uma poderosa ferramenta de Marketing. 


Assim, a escolha criteriosa das cores para um produto, uma logo, um site ou uma campanha são importantes para definir que tipo de emoção você quer que sua marca transmita.



Psicologia das Cores:


Não deixe suas cores ao acaso, domine a arte da psicologia das cores e conquiste seu público de forma emocional e envolvente!


AMARELO: Otimista e jovem, clareza e calor. Frequentemente utilizado nas vitrines para chamar atenção dos consumidores. 


VERMELHO: Energia, juventude, coragem, excitação. Aumenta a frequência cardíaca e cria a sensação de urgência. Frequentemente utilizado durante as liquidações. 


AZUL: Segurança, confiança e força. Cria a sensação de confiança e segurança. Geralmente é utilizado em bancos e negócios. 


VERDE: Associado a riqueza, crescimento, pacífico e saúde. É a cor que os olhos processam com mais facilidade. Bastante usado para relaxar nas lojas.


LARANJA: Amigável, alegria e confiança. Cria uma “chamada para ação”: Inscreva-se, Compre ou Venda. 


ROSA: Romântico e feminino. Usado no marketing de produtos voltados para mulheres e meninas. 


PRETO: Poderoso e suave. Usado para produtos do mercado de luxo. 


ROXO: Criativo, imaginação e sabedoria. É usado para acalmar. Geralmente é visto em produtos de beleza ou anti-idade. 


CINZA: Equilíbrio, neutralidade, elegância e sofistificação.  Por ser uma cor neutra, o cinza não tem nas suas características a capacidade de estimular ou tranquilizar.


As Cores e as Marcas:


Tipografia:


A escolha da tipografia certa pode transmitir a personalidade e os valores da marca. Fontes elegantes e serifadas podem evocar uma sensação de sofisticação e tradição, enquanto fontes sans-serif têm uma aparência moderna e limpa. Tipografias manuscritas podem adicionar um toque pessoal e artesanal, enquanto fontes em negrito e com serifa podem transmitir confiança e autoridade.


Além disso, é importante considerar a legibilidade da tipografia escolhida. Uma fonte ilegível pode prejudicar a comunicação da mensagem da marca, enquanto uma fonte clara e bem espaçada facilita a leitura e a compreensão.


A definição de um conjunto de fontes principais para serem utilizadas em todos os materiais da marca ajuda a criar uma aparência coesa e profissional. Isso inclui uma fonte para títulos, outra para texto corrido e, às vezes, uma fonte de destaque para elementos específicos.








Exemplos de Fontes Usadas em Grandes Marcas:




A Escolha do Nome:


No momento da criação de uma empresa digital, a escolha de um nome é muito importante. 

Criar um nome tem traços muito próprios e característicos, que definem a forma como este atinge os consumidores. 


Aspectos como o significado desse nome, a frequência do seu uso, a sua sonoridade e a facilidade de o memorizar devem, nesse momento, ser considerados.


Considerando a importância do mundo online, este nome deve garantir que existe, no seu equivalente, um domínio de internet disponível, para que o site correspondente ao nome possa ser ocupado pela marca.


Além disso, é muito importante que o nome seja único e distinto dos nomes das outras marcas, na medida em que nomes similares podem provocar desconfiança no consumidor, principalmente se este sentir que existiu uma tentativa de imitação face a uma marca conceituada.




Dicas:


1. Utilize palavras de fácil digitação:


Evite as expressões extensas, pois pode tornar difícil para as pessoas lembrar o nome do seu site e, consequentemente, acessá-lo. Além disso, é importante considerar que as pessoas também podem não conseguir encontrá-lo facilmente nos mecanismos de busca. Por esses motivos, é importante escolher um nome de domínio fácil de se lembrar, simples de digitar.


2. Opte por termos curtos:


Domínios mais curtos são mais fáceis de lembrar, o que significa que as pessoas podem acessar seu site de forma mais rápida e fácil. Além disso, eles são mais atraentes para os mecanismos de busca, pois eles tendem a classificar melhor os sites com um nome de domínio curto. Isso significa que você pode obter mais tráfego para o seu site.


3. Use palavras-chave:


Utilize termos relevantes, que falem, em poucas palavras, sobre o conceito da empresa, pois essa estratégia ajuda na classificação dos mecanismos de busca e ainda melhora o tráfego do site. Ao usar palavras-chave no nome de domínio, você pode ajudar a aumentar o tráfego de pesquisa para o seu site.



Formato Adequado Para Usar a Logo em E-commerce:


Recomendamos utilizar a logo no formato horizontal, para que ela se adeque ao site, otimize espaço e fique mais evidente!


Logo na Horizontal: ✅


Reduz o espaço;

Dá ao site um aspecto mais profissional e sofisticado;

Facilita a rolagem do site até chegar ao produto.


Logo na Vertical: ❌


Ocupa mais espaço, contando que a rolagem do site é feita verticalmente;

A probabilidade do visitante em permanecer no site diminui;

Pode tirar a harmonia do layout quanto ao formato dos objetos do site


Confira esse exemplo:


Lembre-se de que seguir essas dicas ajudarão você a criar uma identidade visual forte e reconhecível. Ao utilizar as cores certas, selecionar uma tipografia adequada, escolher um nome impactante e adotar o formato ideal para a sua logo, você estará no caminho certo para criar uma marca de sucesso!

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