Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca) é um conjunto de estratégias e técnicas voltadas para aumentar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos (não pagos) dos motores de busca, como Google, Bing e Yahoo. O objetivo principal do SEO é atrair mais visitantes para o site, melhorando sua posição nos resultados de pesquisa.
SEO NA MAGAZORD
No SEO, todo o conteúdo e estrutura do seu site contabilizam para seu rankeamento. A Magazord possui configurações e campos específicos para preenchimento focados em SEO. Estes estão elencados abaixo junto com seu respectivo tutorial:
Título SEO
O título SEO é o campo que permite nomear sua página para a visualização nas pesquisas.
Dentro do seu painel Magazord, pode ser preenchido através do caminho:
Marketing → Páginas;
Selecione a página desejada;
Alterar;
Altere o Título SEO conforme desejado;
Grave as alterações.
Uma outra rotina possível, para a página de produto é:
Magazord → Catálogo → Produtos;
Selecione o produto que deseja alterar;
Clique no Step 7 - SEO;
Altere o Título SEO conforme desejado;
Salve as alterações.
- Tamanho: Limite de 50-60 caracteres.
- Evite títulos genéricos: prefira títulos atraentes e informativos (ex: ao invés de "Feminino", use "Moda Feminina para Todas as Ocasiões").
Dica Coloque-se na posição do usuário final. |
- Meta-Description
O Meta-description é uma pequena descrição que acompanha o Título SEO, e tem como objetivo atrair a atenção dos usuários, incentivando-os a clicar no link.
Dentro do seu painel Magazord, pode ser preenchido através do caminho:
Marketing → Páginas;
Selecione a página desejada;
Alterar;
Altere o Meta-Description conforme desejado;
Grave as alterações.
Uma outra rotina possível, para a página de produto é:
Magazord → Catálogo → Produtos;
Selecione o produto que deseja alterar;
Clique no Step 7 - SEO;
Altere o Meta-Description conforme desejado;
Salve as alterações.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O META-DESCRIPTION
- Tamanho: Idealmente, deve ter entre 150 a 160 caracteres para garantir que não seja cortada nos resultados de busca.
- Conteúdo: Deve ser informativa e descritiva, refletindo com precisão o que o usuário encontrará na página.
- Palavras-chave: Incluir palavras-chave relevantes pode ajudar a melhorar a visibilidade e a relevância da página.
- Chamada para Ação: Um bom meta-description pode conter uma chamada para ação (CTA), incentivando o usuário a clicar, como "Saiba mais", "Descubra" ou "Compre agora".
- Texto nas Páginas de Pesquisa
Os textos nas páginas de pesquisa são úteis para a utilização de palavras-chave para atrair seu público-alvo para o site, além disso, a criação um conteúdo cativante pode aumentar o engajamento dos clientes com seu site e sua marca. Tente trazer mais informações do que o cliente encontrará em sua página de pesquisa (categoria).
- Posição do texto: O texto pode ser configurado na parte superior, inferior ou lateral da página (o texto lateral não aparece na versão mobile). Pode ser exibido por completo ou configurado para mostrar um pequeno trecho seguido de uma opção de “Mostrar mais”.
- Links: Utilize palavras-chave como texto âncora para linkar à produtos e categorias.
Configure o conteúdo no topo da página em Marketing > Páginas > Alterar > Conteúdo.
Marketing → Páginas
Selecione a página desejada;
Alterar;
Clique na aba Conteúdo;
Altere o conteúdo conforme desejado;
Grave as alterações.
Configure o conteúdo na lateral ou no rodapé da página, acesse:
Marketing → Páginas
Selecione a página desejada;
Configurar Opções;
Clique em “Conteúdo adicional lateral” ou “Conteúdo adicional Rodapé”
Altere o conteúdo conforme desejado;
Grave as alterações.
Dica |
Heading Tags
As tags de título, também conhecidas como heading tags (Cabeçalho), desempenham um papel crucial tanto na experiência do usuário quanto na otimização para mecanismos de busca. Elas fornecem uma estrutura hierárquica para o conteúdo de uma página, ajudando os usuários a entenderem a organização do texto e fornecendo pistas importantes para os mecanismos de busca sobre a relevância e o contexto da página.
Organize seus conteúdos usando de H1 a H6 para hierarquizar informações. Os mecanismos de busca utilizam dessa estruturação para entender o formato do conteúdo em seu site.
Utilize essas formatações para suas descrições de produto, conteúdos nas páginas de pesquisa, páginas institucionais e outros.
- Correspondência de Cabeçalhos e Tags de Título
- Cabeçalho 1 = H1: Deve ser usado apenas uma vez por página e é o título principal, que resume o conteúdo da página de forma concisa. Ele geralmente é posicionado no topo da página e deve conter a palavra-chave principal da página.
- Cabeçalho 2 = H2: Usado para destacar os principais tópicos ou seções dentro da página. Pode haver vários H2s em uma página, mas é recomendado manter sua quantidade limitada para evitar confusão.
- Cabeçalho H3, H4, H5, H6: São usados para dividir seções dentro dos H2s ou para fornecer mais subníveis de organização. A quantidade de subníveis dependerá da complexidade do conteúdo da página.
- Exemplos:
- Página Principal:
- H1: "Loja de Moda Masculina - XYZ"
- H2: "Ofertas da Semana: Descontos Imperdíveis em Produtos Selecionados"
- H2: "Produtos em Destaque: Veja as Novidades mais Populares"
- H2: "Novidades: Fique por Dentro das Últimas Tendências"
- Página de Categoria (Título principal) - Roupas Masculinas:
- H1: "Roupas Masculinas"
- H2: "Camisetas Masculinas: Estilo e Conforto em um só lugar"
- H2: "Calças Masculinas: Encontre o caimento perfeito para qualquer ocasião"
- H2: "Sapatos Masculinos: Complemente seu visual com estilo e qualidade"
- Página de Produto - Camiseta Masculina:
- H1: "Camiseta Masculina Estampada"
- H2: "Descrição do Produto"
- H2: "Características "
- H2: "Avaliações dos Clientes"
- Página Principal:
Imagens do Site
Além de auxiliar nos motores de busca, os nomes de imagens e textos alternativos são importantes para a acessibilidade do seu site, permitindo que pessoas com diferentes necessidades especiais naveguem pelo seu site e entendam o conteúdo apresentado nas mídias. Sites bem adaptados são melhores rankeados, já que acessibilidade é um dos parâmetros analisados no desempenho do seu site.
- Nome dos Arquivos: Altere o nome dos arquivos de imagem para que contenham palavras que possibilitem que essas mídias sejam encontradas em buscas na internet.
- Texto Alternativo: Sempre inclua texto alternativo descritivo nas imagens.
- Em Magazord > Configuração > Geral > Ative “Sugere um nome para a imagem do produto” você ativa a nomeação automática de mídias com o nome do produto, ao adicionar elas por dentro do cadastro de produtos.
Breadcrumbs
Breadcrumbs, ou "migalhas de pão", é um elemento de navegação que mostra ao usuário a sua localização dentro da estrutura de um site. Os breadcrumbs podem melhorar a otimização para mecanismos de busca, pois ajudam os motores de busca a entender a estrutura do site e indexar suas páginas de maneira mais eficiente.
- Página Breadcrumbs: Acesse Marketing > Páginas > Alterar > Página Breadcrumbs e insira o código correspondente a página.
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