Cada canal possui uma forma de administrar esse período de formas diferentes.
Caso você se ausente da operação por um determinado período, para que sua reputação não seja afetada diretamente e suas vendas não sejam prejudicadas, convém se atentar quanto a inativação de seus anúncios, ou configurar o modo férias em seus canais de Marketplaces, ou até mesmo configurar um prazo de expedição maior, para evitar atrasos.
- Nos marketplaces que possuem CALLBACK como frete configurado, há a possibilidade de realizar uma regra de frete, aumentando o prazo de entrega.
- Nos marketplaces que você utilizar o modo de frete do próprio marketplace, (exemplo: Magalu Entregas), você poderá alterar o prazo de expedição no próprio anúncio.
Mas, muita atenção! Os anúncios pausados, inativados, perdem relevância. Por mais que estejam performando, ou até mesmo em primeira página, acabam sendo prejudicados ao ficarem nessa circunstância e só depois serem reativados.
Então neste caso, o melhor a fazer, é seguir as orientações de mudar a regra de frete ou os dias no prazo de expedição.
MARKETPLACES
AGROPEPERI
Marketplace Próprio - Não existe um prazo de despacho definido, o que conta é o prazo de entrega. Sendo assim, o seller pode:
Criar uma regra de acréscimo de frete
Adicionar um prazo de expedição no próprio anúncio
Zerar estoque com o redutor
ALIEXPRESS
Trabalha com Modo Férias - Existe um botão que ajuda o Seller a configurar o Modo Férias dentro do portal, apesar de ser indicado apenas em últimos casos, pois caso contrário, atrapalha todo o algoritmo da conta.
AMAZON
Precisa ser configurado o modo férias, para que as métricas não sejam afetadas. Qualquer mensagem Comprador-vendedor recebida durante o período de férias ainda deverá ser respondida em até 24 horas.
Mais informações sobre como publicar um status para férias, feriados e outras ausências: Modo Férias Amazon. - NÃO AFETA REPUTAÇÃO
B2W
Colocar a loja em modo férias: Portal Americanas > Configurações > Minha Loja > Recesso - Se atentar a expedir os pedidos ativos antes da pausa da loja.
CAMICADO
Pode ser programado o período de recesso diretamente no seller center, basta seguir: Como configurar um recesso ou férias para a minha loja?
É possível criar uma regra de frete para aumentar o prazo de entrega durante o período em que o seller estiver ausente
Aplicar o redutor de estoque para zerar o produto no marketplace.
CASSOL
É possível criar uma regra de frete para aumentar o prazo de entrega durante o período em que o seller estiver ausente
Aplicar o redutor de estoque para zerar o produto no marketplace.
CARREFOUR
Adicionar Modo Férias - a loja pode se colocar no status fechado, definir uma data de começo e fim, dessa forma a loja fica inativa e os anúncios não ficam disponíveis. Configuração > loja, ai logo no começo já aparece o campo, é importante que a loja informe uma data para ser reativada automaticamente, do contrário ela será suspenso em definitivo e corre o risco de ter que realizar um processo mais burocrático para a reativação - Colocar a loja em modo férias afeta a métrica do seller
Aumentar o prazo de expedição do produto. Métrica de resposta ao seller continua ativa.
C&A
Callback: Criar uma regra de acréscimo de frete
Zerar estoque com o redutor
CENTAURO
Abrir um chamado com o marketplace solicitando a pausa temporária da loja até determinado dia, explicando no chamado que é devido a férias coletivas, por exemplo, e já informar a data que é para reativar a loja.
COLOMBO
É possível criar uma regra de frete para aumentar o prazo de entrega durante o período em que o seller estiver ausente
Aplicar o redutor de estoque para zerar o produto no marketplace.
DAFITI
Pode colocar a loja em modo férias, dentro das configurações do seller center tem a opção > configurar data de início e fim
DROGASIL
Pode solicitar o Modo Férias via chamado com o marketplace - No Portal do Seller, siga esses passos para:
Pausar sua loja: Atendimento > Novo protocolo > Solicitação > Dados da loja > Quero inativar a minha loja > Inativação de loja.
Para reativar sua loja: Atendimento > Novo protocolo > Solicitação > Dados da loja > Quero ativar a minha loja > Ativação de loja.
GRUPO CASAS BAHIA
Não existe a opção de ser configurado um período de férias, então o seller tem duas opções:
Pedir desativação da loja, através do suporte de tickets > Dados e configuração da Loja > Pausar Loja. - quando o seller voltar de férias, é necessário pedir a reativação da loja pelo mesmo local.
Aplicar um redutor de estoque nos seus produtos para não vender
KABUM
Fechar a loja pelo período que estiver ausente - as métricas não são afetadas por essa ação. Acesse seu login na Mirakl > Clique em configurações > Loja > Fechado > Inserir data de início e fim da suspensão da loja
Atenção para as seguintes recomendações:
Após o término do período indicado, sua loja será reativada automaticamente.
Antes de fecha-la, verifique todos os incidentes em aberto e resolva qualquer pendência
Certifique-se de que seu contato na Mirakl está atualizado e disponível para que o marketplace possa contata-lo caso necessário
LEROY MERLIN
A orientação será que eles avisem o marketplace sobre o período de férias. A partir disso, será oferecido duas opções:
Pausar temporariamente a loja até o retorno.
Ajustar o prazo de entrega, alinhado com a data de retorno.
Destacamos a importância de manter a atenção no atendimento ao cliente durante esse período
MAGAZINE LUIZA
Callback de Frete - É possível criar uma regra de frete para aumentar o prazo de entrega durante o período em que você estiver ausente.
Magalu Entregas - Verificar com o marketplace referente a período de pausas. Caso não seja possível, para garantir, zerar os produtos para evitar que ocorra vendas, pois mesmo aumentando o prazo de expedição, o faturamento precisa ser realizado dentro de 24 horas
MADEIRA MADEIRA
Callback de Frete - É possível criar uma regra de frete para aumentar o prazo de entrega durante o período em que você estiver ausente.
Madeira Envios - É possível alterar o campo de prazo de expedição durante o período em que você estiver ausente, assim terá um prazo maior para despachar os pedidos.
Evite inativar a loja, pois isso pode impactar negativamente a relevância dos seus produtos
MERCADO LIVRE
Colocar a loja em Modo Férias - Ao desativar o Modo férias, apenas os anúncios pausados dessa maneira serão reativados.
Adicionar prazo de expedição - Magazord > Marketplace > Mercado Livre > Seleciona os anúncios > Múltiplo > Alterar > Marca a Flag “Prazo Expedição” > Informa a quantidade de dias que deseja a mais > Gravar
Após o ajuste do prazo PRECISA enviar atualização manualmente ao marketplace - Com os anúncios já selecionados > Atualização > Opção de Frete - não afeta posicionamento
MMODA
Marketplace Próprio - Não existe um prazo de despacho definido, o que conta é o prazo de entrega. Sendo assim, o seller pode:
Criar uma regra de acréscimo de frete
Adicionar um prazo de expedição no próprio anúncio
Zerar estoque com o redutor
MOBLY
Criar uma regra de acréscimo de frete
Adicionar um prazo de expedição no próprio anúncio
Zerar estoque com o redutor
NETSHOES
Callback de Frete - É possível criar uma regra de frete para aumentar o prazo de entrega durante o período em que você estiver ausente.
Magalu Entregas - Verificar com o marketplace referente ao período de pausas.
Caso não seja possível, para garantir, zerar os produtos para evitar que ocorra vendas, pois mesmo aumentando o prazo de expedição, o faturamento precisa ser realizado dentro de 24 horas
OLIST
Verificar com o marketplace referente a período de pausas.
Caso não seja possível, para garantir, zerar os produtos para evitar que ocorra vendas, pois mesmo aumentando o prazo de expedição, o faturamento precisa ser realizado dentro de 24 horas
ROSA AZUL
Marketplace Próprio - Não existe um prazo de despacho definido, o que conta é o prazo de entrega. Sendo assim, o seller pode:
Criar uma regra de acréscimo de frete
Adicionar um prazo de expedição no próprio anúncio
Zerar estoque com o redutor
RENNER
Pode ser programado o período de recesso diretamente no seller center, basta seguir: Como configurar um recesso ou férias para a minha loja?
É possível criar uma regra de frete para aumentar o prazo de entrega durante o período em que o seller estiver ausente
Aplicar o redutor de estoque para zerar o produto no marketplace.
RIHAPPY
Verificar com o marketplace referente a período de pausas.
Caso não seja possível, para garantir, zerar os produtos para evitar que ocorra vendas, pois mesmo aumentando o prazo de expedição, o faturamento precisa ser realizado dentro de 24 horas
RIACHUELO
Verificar com o marketplace referente a período de pausas.
Caso não seja possível, para garantir, zerar os produtos para evitar que ocorra vendas, pois mesmo aumentando o prazo de expedição, o faturamento precisa ser realizado dentro de 24 horas
SHEIN
Verificar com o marketplace referente a período de pausas.
Caso não seja possível, para garantir, zerar os produtos para evitar que ocorra vendas, pois mesmo aumentando o prazo de expedição, o faturamento precisa ser realizado dentro de 24 horas
SHOPEE
Pode estar colocando a loja em modo férias - https://seller.shopee.com.br/edu/article/3324/como-ativar-o-modo-ferias
Afeta a Reputação
VIA EVANGÉLICA
Marketplace Próprio - Não existe um prazo de despacho definido, o que conta é o prazo de entrega. Sendo assim, o seller pode:
Criar uma regra de acréscimo de frete
Adicionar um prazo de expedição no próprio anúncio
Zerar estoque com o redutor
WEBCONTINENTAL
A loja pode ser pausada até que o seller volte das férias, mas ele precisa abrir um chamado solicitando a pausa para o marketplace. O chamado de reativação precisa ser aberto na volta do recesso - Não afeta as métricas do seller.
ZOOM
É possível criar uma regra de frete para aumentar o prazo de entrega durante o período em que o seller estiver ausente
Aplicar o redutor de estoque para zerar o produto no marketplace.
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