Avaliação dos Clientes na Loja

Criada por Eduarda Viana | Suporte, Modificado em Qui, 20 Jul, 2023 na (o) 10:45 AM por Eduarda Viana | Suporte


Deixar avaliações dos clientes exibidas no site é uma parte fundamental do processo de compra e de prospecção de novos clientes. Estas experiências compartilhadas podem influenciar positivamente na possibilidade de conquistar novos compradores, fornecendo informações úteis para os mesmos e também possíveis melhorias nos produtos e serviços prestados.


A avaliação de produtos, compras e loja é importante pelos seguintes motivos:


  • Melhoria Contínua: Com esse compartilhamento de opiniões, os clientes podem nos ajudar a identificar áreas que podem ser melhoradas, como os produtos;

  • Decisões Informadas: Clientes em potencial utilizam e confiam nas avaliações de outros clientes para tomar a decisão de comprar o produto ou não, as experiências deles ajudam a esclarecer dúvidas sobre os produtos e fornecer informações importantes para quem considera comprar determinado produto;

  • Feedback Construtivo: Os elogios indicam que o lojista está no caminho certo. Além disso, destacando qualquer eventual problema, os mesmos podem ser abordados diretamente fazendo assim com que tenha um aprimoramento na qualidade geral dos produtos, atendimento, etc.



Benefícios da avaliação de produtos


  • Maior credibilidade: Algumas pessoas ainda possuem certa desconfiança com compras online, devido ao crescimento de golpes online e a impossibilidade de experimentar o produto antes de comprá-lo. As avaliações servem como um gatilho de prova social, ela atesta a credibilidade da marca, assim como a qualidade dos itens vendidos. As opiniões de outros consumidores podem levar informações valiosas e imparciais para potenciais compradores;

  • Tomada de decisão informada: Elas auxiliam os clientes a tomarem decisões baseadas nas experiências de outros usuários, fazendo assim com que eles possam entender melhor os benefícios e limitações de um produto antes de comprá-lo;

  • Engajamento do cliente: As avaliações ajudam a construir um relacionamento mais profundo com os clientes, criando um senso de pertencimento.

  • Feedback construtivo: Elas fornecem um feedback valioso sobre a satisfação dos clientes no processo de compra e entrega dos produtos e serviços prestados. Utilizar esse feedback para implementar melhorias demonstra a valorização da opinião dos clientes, afirmando que estamos comprometidos em fornecer a melhor experiência possível;

  • SEO e visibilidade: Avaliações geram conteúdo único e relevante para as páginas de produto, podendo assim melhorar o ranking nos mecanismos de busca, aumentando assim a visibilidade online e atraindo mais tráfego qualificado para a loja;

  • Redução de devoluções: Com mais informações disponíveis nas avaliações, os detalhes referentes a determinado produto são repassados com o ponto de vista do consumidor, fazendo com que potenciais clientes tenham uma compreensão mais precisa do que estão comprando. Isso pode levar a redução nas devoluções e trocas, economizando mais tempo e recursos;

  • Diferenciação da concorrência: Poucas lojas online possuem um grande número de avaliações de seus produtos, implementando e incentivando o uso deste recurso, a loja acaba se destacando da concorrência, reforçando o compromisso de fornecer informações transparentes e autênticas ao consumidor;

  • Reputação e credibilidade: Um grande número de avaliações positivas contribui para uma reputação positiva da marca, loja. Isso pode ser um atrativo para clientes em potencial.


Incentivar seus clientes a avaliarem seus produtos e experiências, tanto durante o processo de compra quanto o pós-compra, com a loja é uma estratégia muito útil visando o crescimento de sua loja. Além de aumentar a confiança dos clientes, o feedback entregue por elas pode nos ajudar a aprimorar constantemente seus produtos. 


Para ativar o plugin de avaliações em sua loja, acesse o nosso artigo sobre como ativar o Plugin de Avaliações.

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